sexta-feira, 15 de julho de 2011

ESPIRAIS CELTAS


Adicionar legenda
     Quem me conhece sabe o quanto eu acho interessante as  iconografias celtas, assim como de outras civilizações. Vendo as atualizações dos blogs que eu sigo, li uma postagem com um conteúdo muito bom sobre as espiras celtas, que vou, com a "licença poética", publicar aqui, mas de qualquer forma o link original é: http://tresreinosceltas.blogspot.com/2011/07/as-espirais-celtas.html

             As espirais celtas são encontradas em vários artefatos e construções antigas, o seu significado reside na beleza e na simplicidade dos seus traços. Geralmente, representam o equilíbrio do universo dentro de nós, ou seja, o equilíbrio espiritual interior e a consciência exterior.
Os antigos montes de Newgrange, Knowth, Dowth, Fourknocks, Loughcrew e Tara, na Irlanda, são exemplos maravilhosos de espirais celtas, conhecidos como "As Espirais da Vida", que representam de um modo geral o ciclo da vida, da morte e do renascimento. Elas formam um padrão que começa pelo centro e se deslocam para fora ou para dentro, conforme a sua configuração. Os símbolos celtas, geralmente, são formados por espirais simples, duplas e triplas.

- Espirais Simples: As espirais em sentido horário representam o sol de verão (a expansão) e no sentido anti-horário o sol de inverno (a proteção). Representam os solstícios.

- Espirais Duplas: As espirais duplas representam, o equilíbrio, através dos equinócios da primavera e do outono.
- Espirais Triplas: As espirais triplas representam a união dos Três Reinos Celtas: Céu, Terra e Mar.


Os movimentos podem ser no sentido horário ou anti-horário.

As espirais com movimentos no sentido horário estão associadas ao Sol e à harmonia com a Terra ou movimentos que representam à expansão e à atração. Por outro lado, as espirais com movimentos no sentido anti-horário estão associadas à manipulação da natureza e aos encantamentos que visam à interiorização e à transmutação de energias, assim como a proteção.

Os símbolos celtas são inspirações sagradas que ampliam a consciência, despertando sutilmente nosso interesse ancestral por essa misteriosa cultura, além de nos possibilitar acessar um mundo repleto de novas experiências. Enfim, as espirais da vida são movimentos que representam a criação e a eternidade da alma!

 Rowena Arnehoy Seneween ®

Nenhum comentário:

Postar um comentário